TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
16 de ago. de 2016

Santo do Dia - Terça-Feira, 16/08/2016



SÃO JOAQUIM, PAI DE NOSSA SENHORA
(16 de agosto)

São Joaquim com Nossa Senhora. Imagem em altar lateral
da Paróquia da Virgem de Belém em Bigastro, Espanha.

Joaquim (que significa “Javé prepara”) foi o pai da Santíssima Virgem Maria. Se tivermos de observar as advertências de São Pedro Damião, deveríamos considerar imputável e desnecessária a curiosidade de perguntar sobre aquelas coisas que os evangelistas não recomendam contar, particularmente sobre os pais da Santíssima Virgem (Serm. iii de Nativ. B.M.V.). A Tradição Oral, no entanto, baseada em testemunhos antiquíssimos, honra, há muito tempo, os santos Joaquim e Ana como pai e mãe da Mãe de Deus. Se bem que, neste caso particular, a Tradição se baseie principalmente em apócrifos (como o “Proto-Evangelho de São Tiago”), deve-se ter em mente que o caráter suspeito destes escritos e sua consequente exclusão do cânon bíblico não implicam que se descarte o que há de verossímil em suas afirmações.

Eis o que a Tradição diz a respeito dos pais de Nossa Senhora. Joaquim e Ana, estéreis e já em idade avançada, suplicaram a Deus uma criança, pedido este aceito. Ambos viveram primeiramente na Galileia, e logo se mudaram para Jerusalém, onde a Santíssima Virgem foi criada, vindo Joaquim e Ana também morrerem e serem enterrados ali. Uma igreja, conhecida em diferentes épocas como Santa Maria “ubi nata est”, Santa Maria in Probática, Santa Probática e Santa Ana, foi consgtruída durante o século 4º, possivelmente por Santa Helena, no local da casa de São Joaquim e Santa Ana, e seus túmulos foram ali venerados até seu fechamento no século 9º, quando a igreja foi, infelizmente, convertida numa escola muçulmana. A cripta que antigamente continha as santas tumbas foi redescoberta em 18 de março de 1889.

São Joaquim foi honrado desde a antiguidade pelos gregos, que celebram sua festa no dia seguinte ao do nascimento da Santa Virgem Maria. Os latinos, por sua vez, demoraram mais em incluí-lo em seu calendário litúrgico, no qual foi posicionado às vezes em 16 de setembro (9 dias após a Festa da Natividade de Nossa Senhora) e noutras em 9 de dezembro (um dia depois da Festa da Imaculada Conceição). Fixada pelo Papa Júlio II para 20 de março (um dia após a Festa de São José, para associar os dois virtuosos pais), foi suprimida 50 anos depois e restaurada em 1622 pelo Papa Gregório XV. Clemente XII alterou a data da festa para 16 de agosto, para associar São Joaquim ao triunfo de Nossa Senhora em sua Assunção, comemorada no dia anterior. Finalmente, em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (Joaquim, em italiano), elevou a comemoração de São Joaquim a “Festa de 2ª Classe”, mantendo-a no dia 16 de agosto, data observada até hoje na Liturgia Tridentina.

 (com informações de artigo de Charles L. Souvay publicado na página “Enciclopedia Catolica”, Portal ACI em espanhol, traduçalterações a/c blog)

0 comentários: