TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
11 de ago. de 2016

Santos do Dia - Quinta-Feira, 11/08/2016 - 1ª Parte



SÃO TIBÚRCIO (FILHO DE CROMÂNCIO) E SANTA SUSANA
(11 de agosto)

1. São Tibúrcio, Filho de Cromâncio

São Tibúrcio, em detalhe de estampa antiga.
Data e autor desconhecidos.

Cromácio, auxiliar do prefeito de Roma e de sangue ilustríssimo, riqueza e poderosa família, foi um dos vários nobres e cavaleiros romanos que o glorioso mártir São Sebastião converteu à fé de Jesus Cristo, nosso Redentor. Ao saber que Tranquilino, pai dos santos mártires romanos Marcos e Marceliano, tornou-se um cristão, e através do santo batismo foi curado de uma dolorosa e duradoura enfermidade de gota, Cromácio, desejando ser curado de outra semelhante doença, pediu então que São Sebastião o catequizasse. Renunciou a toda a grandeza e opulência que tinha no mundo, e assim se tornou um cristão, também fazendo se converterem seus servos, escravos, homens e respectivas esposas, em torno de 1400 pessoas. Cromácio repartiu com todos eles partes de suas riquezas e libertou aos escravos, dizendo-lhes que, tendo eles um Deus imortal por pai, já não haveriam de ser servos de um homem mortal.

Cromácio tinha um filho, chamado Tibúrcio, moço de grandes esperanças e de delicado gênio, bem instruído em todas as letras, de bela aparência e temperamento brando. Era advogado como o pai. O filho seguiu o exemplo de Cromácio e abraçou a fé de Cristo; ambos se mudaram então para o campo, para escaparem das perseguições e oferecerem refúgio a outros cristãos fugitivos.

Tibúrcio era tão fervoroso na fé que se destacou muito entre os outros cristãos, e por ele Deus operou muitos milagres. Um deles ocorreu quando, ao passar por uma rua, viu um menino que havia caído de um lugar alto e de cuja queda ficou tão fraturado e paralisado que seus pais decidiram lhe sepultar ao invés de tentarem curá-lo. Tiburcio aproximou-se deles e disse-lhes: "Deixai-me dizer-lhe uma palavra, pode ser que ele recupere a saúde." O santo disse sobre o moço as orações do Pai-Nosso e o Credo, e com isso o ferido foi curado. Convencidos por Tibúrcio por este prodígio, a criança e os pais se tornaram cristãos, e foram conduzidos ao Papa São Caio, que os batizou.

Além disso, São Tibúrcio era muito caridoso, dedicado e desejoso de que todos os cristãos resplandecessem virtudes, para que Deus fosse glorificado por eles e para que os gentios, vendo-lhes tão modestos e exemplares em santidade de vida, entendessem a excelência da religião que professavam.

Havia entre os cristãos um falso e embusteiro, chamado Torquato, que não vivia segundo os costumes de cristão e servo de Deus, mas segundo os do mundo e dos pagãos: usava no cabelo estranhos topete e penteado; era dado a jogos de azar e banquetes; divertia-se com mulheres de má fama e gostava de vê-las bem enfeitadas; não jejuava nem rezava; era preguiçoso e, pelas manhãs, quando os demais cristãos cantavam hinos e louvores ao Senhor nas igrejas e oratórios, faltava comumente a tais reuniões. São Tiburcio lhe reprendia muitas vezes por esses vícios, com o desejo de que se emendasse deles e que, tal como se chamasse, vivesse como cristão. Por ser Tibúrcio de muito ilustre linhagem, Torquato fingia ouvir e, só nas aparências, mostrava-se contente com suas correções; no entanto, como sua alma estivesse já doente, em seu interior se mordia e alimentava grande rancor e aborrecimento contra o santo.

Para se vingar, Torquato então o denunciou ao prefeito Fabiano a condição de cristão de Tibúrcio e, para não ser descoberto, fez um trato com o prefeito para que fossem presos juntos. Foram presos os dois, Tibúrcio e Torquato, o santo e o pecador, o cristão verdadeiro e fervoroso, e o frouxo e fingido. Levados ao prefeito, este perguntou para Torquato o seu nome e que religião professava. Ele disse se chamar Torquato, que era cristão e que Tiburcio era seu mestre; e que ele tinha feito o que viu seu mestre fazer e que repetiria depois as mesmas práticas.

Em seguida, Fabiano disse a Tibúrcio: "Ouviste o que Torquato disse?" Tiburcio respondeu: "Torquatodias se apresenta como cristão, mas suas ações não são de um cristão, pois é um homem dado a deleites: penteia-se como mulher, come feito um glutão, diverte-se em jogos e conversa com mulheres de má fama, entre outras coisas ruins. Cristo não se agrada com semelhantes monstros."

Finalmente, depois de várias discussões entre eles, o juiz mandou colocar um pedaço de carvões em brasa, e disse a São Tibúrcio para lançar sobre eles incenso para sacrificar aos falsos deuses, ou andar descalço sobre eles . São Tibúrcio fez então o sinal da cruz, e com os pés descalços caminhou sobre as brasas como se andasse sobre pétalas de rosa. Ao que o juiz se admirasse com o milagre, o santo disse: "Deixa já a tua obstinação e infidelidade, e confessa que Cristo é o Deus verdadeiro, a quem estão sujeitas todas as criaturas; ou senão põe tua mão num caldeirão de água fervente, e invoca Júpiter que tu tens por deus, e verás se a água lhe queima; quanto a mim, em nome de meu Senhor Jesus Cristo, não sinto o fogo, e estas brasas me parecem flores, pois toda criatura obedece a seu Criador."

Irritado, o prefeito disse então: "Quem ignora que esse vosso Cristo os ensinou a arte mágica eno, e que todos os cristãos são encantadores?" São Tibúrcio, não aceitando tão grande injúria de Cristo, lhe respondeu: "Emudece-te e cala-te, homem miserável, e não te ouça eu, com tão raivosa e maldita língua, dizer tais injúrias contra tão santo e melodioso nome!" Fabiano se enfureceu sobremaneira com as palavras de Tibúrcio, e ordenou que lhe cortassem a cabeça. A sentença se executou a três milhas de Roma sobre a via Lavicana, onde foi sepultado, e por ele Nosso Senhor fez muitos milagres.

O martírio de São Tibúrcio foi a 11 de agosto de ano do Senhor de 236, no governo imperial de Diocleciano e Maximiano. Mencionam a São Tibúrcio os martirológios Romano, o de São Beda, o de Usuardo e o de Adun, as Atas de São Sebastião e o segundo tomo do Cardeal Barônio.


(com informações de “La Leyenda de Oro - Tomo Tercero”,
por Pe. José Sayol y Echevarria, e do blog em espanhol
"Vidas Santas", traduções livres a/c blog)

0 comentários: