TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
1 de ago. de 2016

Santos do Dia - Segunda-Feira, 01/08/2016



SANTOS MACABEUS
(01 de agosto)


Na Bíblia Sagrada há dois livros chamados de "Macabeus" (palavra que significa: "forte contra o adversário"). Ali são narradas as histórias heroicas dos que preferiram perder todos os seus bens e até morrer, com o intuito de defender a santa religião de Israel, do verdadeiro Deus. O rei Antíoco Epífanes fez introduzir o helenismo, a religião e os costumes pagãos em Israel, chegando inclusive a profanar o templo.

No Ocidente, a referência mais antiga dos Macabeus é um lugar de culto e um sítio antiquíssimo, que a arqueologia pôs à luz entre 1954 e 1976, em Lyon, França, datado de fins do século I, tendo sido construído até a metade do século II de nossa era. Trata-se do primitivo lugar de culto “dos Santos Macabeus”, ao qual, séculos mais tarde e depois das perseguições contra os cristãos, agregou-se-lhe o título de São Justo, Bispo, convetendo-se assim na igreja de São Justo e dos Macabeus, de Lyon.

Por seu exemplo e pelas referências existentes, os Santos Macabeus, por assim dizer, são os únicos mártires do Antigo Testamento que a Igreja Católica presta culto.

No 2º Livro dos Macabeus, capítulo 7º, narra-se a história dos sete irmãos mártires, os quais foram cruelmente atormentados para fazer-lhes renegar a fé, mas preferiram toda sorte de torturas para permanecerem fiéis aos mandamentos de Deus até a morte. Sua história é seguinte, segundo contam as Sagradas Escrituras:

Ocorreu que sete irmãos israelitas foram presos, junto com sua mãe, e foram forçados pelo rei a renegarem a santa verdadeira religião. Foram flagelados com azorragues e nervos de boi para que fizessem o que a santa religião do Deus de Israel proíbe.

Um deles dizia ao ímpio reio Antíoco, que pretendia afastá-los da religião de seus pais: "Que pretendes de nós? Estamos dispostos a morrer, antes que desobedecer as leis que Deus deu a nossos antepassados ".

O rei, cheio de raiva, mandou colocar fogo sob chapas e caldeirões, e ali fez fechar a língua do que havia falado primeiro, em nome dos demais. Mandou lhe arrancarem toda a pele da cabeça, cortarem-lhe as mãos e os pés, na presença de seus irmãos e de sua mãe. Quando caiu completamente inerte, vendo-se que no entanto respirava, mandou o rei que o lançassem a uma chapa fervente e ali o torraram. Além disso, enquanto a fumaça da panela se espalhava, os demais irmãos, junto com sua mãe, se animavam mutuamente a morrer com generosidade e diziam: "O Senhor Deus cuida de todos nós e está presenciando o que acontece. Sempre se cumprirá o que prometeu Moisés: Deus se compadece de seus amigos"

Todos os demais foram torturados e mortos de forma semelhante. Ao chegar a vez do mais novo, o rei tentou fazer com que a mãe persuadisse o caçula a apostatar, no que ela fingiu dar crédito ao tirano; mas, ao  se voltar ao filho menor, exortou-o à resistência, ao que ele replicou ao rei na certeza da recompensa aos justos e do castigo aos maus. O rei, com mais raiva ainda e não suportando o escárnio, mandou enfim matar o último sobrevivente, ao que pereceu a mãe depois de todo o seu rebento.

Seguiu-se então, depois do martírio destes sete santos irmãos e sua mãe, a revolta militar liderada por Judas, parente dos mártires, que ficou conhecida como a rebelião dos Macabeus, narrada com pormenores no restante de seu 2º Livro, assim como no 1º Livro.


(Texto extraído do site do blog de D. Oscar Sarlinga, 
Bispo de Zárate-Campana, Argentina, tradução e 
alterações a/c blog - c/ informações da Bíblia Sagrada, 
trad. p/ Pe. Matos Soares, Ed. Paulinas, 1981)

0 comentários: