TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
6 de jan. de 2015

FESTA DA EPIFANIA DE NOSSO SENHOR - Solenizada no Domingo, 04/01/2015 - Leituras e Comentário ao Evangelho



EPIFANIA DE NOSSO SENHOR
Festa de 1ª Classe no dia 06 de Janeiro
No Brasil: Festa Solenizada no Domingo do Santíssimo Nome de Jesus (04/01/2015)


1ª Classe - Paramentos Brancos


Para ler/baixar o Próprio desta Missa, clique aqui.
Adoração dos Reis Magos. Afresco por Fra Angelico,
Convento de Sao Marcos, Florença/Itália.


Epístola extraída do Livro de Isaías 60, 1-6.

Levanta-te, enche-te de luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. As trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; sobre ti, porém, nascerá o Senhor, e a sua glória será vista em ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora. Levanta os olhos à tua volta, e repara: Todos estes se reuniram para virem até junto de ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas surgirão de todos os lados. Então verás e estarás na abundância; o teu coração espantar-se-á, e ficará fora de si, quando se encaminharem para ti as riquezas do mar, e o poder das nações vier ter contigo. Ver-te-ás inundada de uma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e de Efa; todos virão de Sabá, trazendo-te ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 2, 1-12. 

Tendo, pois, nascido Jesus, em Belém de Judá, reinando o rei Herodes, eis que uns Magos chegaram do Oriente a Jerusalém, perguntando: “Onde está o Rei dos judeus, que nasceu? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-Lo.” Ouvindo isto o rei Herodes, perturbou-se, e toda (a cidade de) Jerusalém com ele. Convocando, por isso, todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Cristo. E eles disseram-lhe: “Em Belém de Judá, porque assim está escrito no profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, não és a mais pequena de entre as principais (cidades) de Judá, porque de ti sairá o chefe que há de comandar Israel, meu povo.’” Então Herodes, tendo chamado secretamente os Magos, inquiriu deles cuidadosamente, desde há quanto tempo lhes tinha aparecido a estrela; e enviou-os a Belém, dizendo: “Ide e informai-vos cuidadosamente do Menino; e, quando o encontrardes, comunicai-me, a fim de que também eu o vá adorar.” E eles, tendo ouvido as palavras do rei, partiram; mas eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia diante deles, até que, chegando sobre (o lugar) onde estava o Menino, parou. Ao verem (novamente) a estrela, ficaram possuídos de grandíssima alegria. E, entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram; e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E tendo recebido aviso, em sonho, para não voltarem por Herodes, regressaram por outro caminho ao seu país.


Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 (com adaptações).



Comentário ao Evangelho do dia:
São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre São Mateus, 7-8; trad. Vericel,
O Evangelho Comentado, pág. 50 v. (extraído do site Evangelho Quotidiano, apud Per Ipsum)  

Caindo de joelhos, prostraram-se diante dEle”

Irmãos, sigamos os Magos, deixemos os nossos costumes pagãos. Partamos! Façamos uma longa viagem para vermos Cristo. Se os Magos não tivessem partido para longe do seu país, não teriam visto Cristo. Abandonemos também os interesses da terra. Enquanto estavam no seu país os magos só viam a estrela, mas, quando deixaram a sua pátria, viram o Sol da Justiça (Ma 3,20). Melhor dizendo: se eles não tivessem empreendido generosamente a sua viagem, nem sequer teriam visto a estrela. Levantemo-nos pois, também nós, e mesmo que toda a gente se espante em Jerusalém, corramos até ao local onde está o Menino.

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, ajoelhando, prostraram-se diante dele; depois, abrindo os cofres, ofereceram-lhe os seus presentes. «Que motivo os levou a prostrarem-se diante desta criança? Nada de assinalável quer na virgem, quer na casa; nem um objeto capaz de ferir o olhar e os atrair. E, contudo, não contentes de se prostrarem, abriram os seus tesouros, presentes que não se oferecem a um homem, mas apenas a Deus – o incenso e a mirra simbolizam a divindade.  Que razão os levou a agir dessa forma? A mesma que os decidira a abondonar a sua pátria, a partir para essa longa viagem. Foi a estrela, quer dizer, a luz com que Deus enchera o seu coração e que os conduzia, pouco a pouco, a um conhecimento mais perfeito. Se não tivessem tido essa luz, como poderiam ter rendido tais homenagens, se aquilo que viam era tão pobre e tão humilde? Se não há grandeza material, mas apenas uma manjedoura, um estábulo, uma mãe despida de tudo, é  para que vejas mais nitidamente a sabedoria dos Magos, para que compreendas que vieram, não até um homem, mas até um Deus, seu benfeitor.

0 comentários: