TEMPO PER ANNUM - APÓS PENTECOSTES

(22 de maio a 26 de novembro de 2016)

Horários de Missa

CAMPO GRANDE/MS
Paróquia São Sebastião


DOMINGO
16:30h - Confissões
17h - Santa Missa

TERÇA A SEXTA-FEIRA
(exceto em feriados cívicos)
11h - Santa Missa

1º SÁBADO DO MÊS
16h - Santa Missa

Escreva para o blog:

missatridentina.psaosebastiao
@gmail.com

Marcadores

Arquivo

Nossa Sr.ª das Graças


Ave Maria, gratia plena;
Dominus tecum:
benedicta tu in mulieribus,

et benedictus fructus
ventris tui Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei
o
ra pro nobis peccatoribus,
nunc et in hora
mortis nostrae.

Amen.

Nosso Padroeiro


Sancte Sebastiáne,
ora pro nobis.

Papa Francisco


℣. Orémus pro Pontífice nostro Francísco.
℟. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum, et beátum fáciat eum in terra, et non tradat eum in ánimam inimicórum ejus.
℣. Tu es Petrus.
℟. Et super hanc petram ædificábo Ecclésiam meam.
℣. Oremus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Francíscum, quem pastórem Ecclésiæ tuæ præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Ámen.

Dom Dimas Barbosa


℣. Orémus pro Antístite nostro Dismas.
℟. Stet et pascat in fortitúdine tua Dómine, sublimitáte nóminis tui.
℣. Salvum fac servum tuum.
℟. Deus meus sperántem in te.
℣. Orémus.
Deus, ómnium fidélium pastor et rector, fámulum tuum Dismam, quem pastórem Ecclésiæ Campigrandénsis præésse voluísti, propítius réspice: † da ei, quǽsumus, verbo et exémplo, quibus præest, profícere: * ut ad vitam, una cum grege sibi crédito, pervéniat sempitérnam. Per Christum, Dóminum nostrum.
℟. Amen.

Pe. Marcelo Tenório


"Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai imaculadas as mãos ungidas, que tocam todos os dias vosso Corpo Santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo Vosso Sangue preciosíssimo. Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.

Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja!
"

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

Seguidores

Acessos

Tecnologia do Blogger.
5 de nov. de 2012

O Reinado Social de Nosso Senhor ocorre de forma visível, na Igreja Católica e em sua Hierarquia.

Homilia da Festa de Cristo Rei
Por Pe. Marcelo Tenório

Cristo Rei. Ilustração por René de Cramer.

A Santa Igreja celebra hoje a Solenidade de Cristo Rei das nações. O santo Evangelho mostra-nos Jesus, diante de Pilatos, afirmando-se Rei: “O meu Reino não é deste mundo. Aqueles que são da verdade ouvem a minha voz. Quem é pela verdade escuta a minha voz.” “Tu és rei?”, pergunta Pilatos. “Tu dizes de ti mesmo, ou alguém te falou que Eu sou rei?” 

Nosso Senhor afirma o seu reinado, a sua supremacia sobre o Céu e sobre a terra. Verdadeiramente Cristo é Rei das nações, de todos os povos. E o Seu trono é a cruz, assim Ele o quis. Por isso, a Epístola de São Paulo começa dando graças a Deus porque Nosso Senhor, pela Sua paixão, morte e ressurreição, ou seja, pelo Seu trono glorioso – a cruz – fez-nos dignos de participar da herança dos Santos na luz.

E este senhorio de Jesus está na Santa Igreja Católica, fora da qual ninguém poderá se salvar. O Reinado Social de Cristo é visível, porque resplandece na face da Igreja. Por isto, a Igreja é indestrutível. Enquanto alguns preconizam que a Igreja está se acabando, a nossa fé, as Sagradas Escrituras e o próprio Nosso Senhor nos colocam claramente a perenidade da Igreja, já anunciada em Gênesis: “Ela esmagará a tua cabeça.” A Virgem, a Mulher, a Senhora, a Mãe, a excelsa serva, esmagará a cabeça da serpente e dará, junto com Seu Filho, a vitória, o pleno esplendor da glória de Cristo, Rei das nações.

E este Reinado de Nosso Senhor acontece na visibilidade da Igreja, cujo múnus tríplice continua eficaz: o de governo, o de ensino e o de santificação. E é nestes três pontos, nesta tríplice coroa que aparece para nós, no aspecto da coroa de espinhos colocada pelos romanos, a tríplice coroa gloriosa: o Cristo que é Rei e que, portanto, ensina, governa, santifica seus filhos através da ação sacramental da Igreja. Esta ação sacramental passa pela Igreja – Corpo Místico de Cristo – sobretudo pela sagrada Hierarquia.

Portanto, Cristo reina visivelmente na pessoa de Seu Vigário na terra: o Santo Padre, o Papa, este chefe visível da Santa Igreja. Estar com o Papa é estar com Nosso Senhor: onde está Pedro, aí está Cristo. Logo, estar contra o Papa é não estar com Cristo; e, não estando com Cristo, não se está na Igreja. Enganam-se aqueles que querem ou teimam ser católicos, mas insistem em se separar do Papa; mesmo afetivamente apegados a ele, já não são mais católicos, estão fora da Igreja. É necessária esta adesão filial ao Santo Padre como princípio e fundamento da Igreja. É importantíssimo, para nós, na nossa catolicidade, não compreendermos um catolicismo desvinculado da sagrada Hierarquia, porque isso não existe. E isso tem nome: chama-se liberalismo prático. Há pessoas que permanecem em certas práticas religiosas católicas, mas totalmente desvinculadas da Hierarquia: não têm Paróquia nenhuma, não se submetem a nenhum Bispo legítimo e nem ao Papa... Não são católicos! Não recebem as graças necessárias porque estão na desobediência prática.

O nosso grande São Bento, em sua regra, fala sobre os gêneros de monges, e diz que o pior gênero de monges é o daqueles ditos vagantes, ou giróvagos. São monges que não se submetem a abade nenhum: vão por aqui hoje, amanhã estão ali, depois de amanhã estão acolá. É como se jogássemos milho às galinhas: elas vão para onde tivermos espalhado os grãos, mas elas não estão nem aqui, nem ali e nem acolá. São “católicos” sem Paróquia, são “católicos” que não se submetem a um Pároco nem a um Bispo legítimos (porque não os têm)... Enganam-se! Enganam-se achando que podem trilhar, crescer e ascender no caminho da espiritualidade reta e sadia. Enganam-se achando que podem viver no mundo da graça separados da Santa Igreja de Deus e de seu princípio e fundamento (o Papa), apartados do Bispo diocesano. É um engano terrível, um engano do demônio! São para essas pessoas que Nosso Senhor falou: “...para que, vendo, não enxerguem e para que, escutando, não entendam.”

A Festa de Cristo Rei deve nos levar ao coração da Igreja, e nos unir na sua visibilidade: Cristo é Rei e continua reinando e governando através da Igreja Una, Santa Católica e Apostólica; através do Santo Padre, o Papa; através dos Bispos legítimos e em comunhão com o Papa; através da Paróquia, da paroquialidade. Não existem católicos sem paroquialidade. Um católico que não se submete a Pároco nenhum nem a Bispo nenhum é pior que os monges giróvagos de que São Bento falava. A Festa de Cristo Rei deve nos levar para o coração da Igreja, para o coração do Santo Padre. Sem isto, é impossível haver catolicidade; sem isto, impossível haver salvação.

Ao olharmos a vida de todos os Santos, vemos que todos eles nutriam uma profunda veneração e adesão de amor pelo Papa e pelo seu Bispo local. Olhemos para Padre Pio: quantas injustiças sofreu, sobretudo as de seu Bispo iníquo dos anos 1920 e que depois chegou a ser deposto pelo Santo Ofício; mas Padre Pio ficou firme na obediência, porque reconhecia naquele Bispo a figura do próprio Cristo, mesmo que o Bispo não fosse santo quanto deveria. Lembremo-nos de Santa Teresinha, que apelou ao Bispo de Roma a fim de entrar no Carmelo aos quinze anos. Lembremo-nos de São Francisco de Assis, que, amigo da pobreza, e mesmo que Inocêncio III lhe beijasse os pés, foi até este Papa para entender, compreender aonde ele, Francisco, “possivelmente teria errado”. Todos os Santos, dos mais eminentes aos menos notados, se dobraram diante da autoridade do Papa. E nenhum santo foi nada sem esta adesão filial e afetiva ao Santo Padre. São nada aqueles vagantes que pretendem estar em comunhão eucarística na Missa, mas não estão em comunhão alguma com a Igreja visível e com a sagrada Hierarquia. Que este pecado grave não caia sobre nós! Que este ato temerário não esteja sobre nossas costas! Sobretudo aqui em nossa Paróquia: esta é a casa do Papa, esta é a casa do Bispo diocesano, e aqueles que não estão em comunhão nem com o Papa nem com o Bispo diocesano aqui não têm lugar e nem são bem-vindos.

Nesta Festa de Cristo Rei das nações, ao olharmos para a Sagrada Hóstia a elevar-se, peçamos ao Senhor a graça de permanecermos firmes e unidíssimos à Santa Igreja de Deus e à sua sagrada Hierarquia, para que Cristo verdadeiramente reine em nossos corações, e que Seu Reinado Social assim se estabeleça em nossa terra através da nossa submissão visível aos nossos pastores legítimos. Assim seja.

Homilia proferida em 28 de outubro de 2012.

0 comentários: